terça-feira, 7 de outubro de 2014

Glossário da moda 1

São tantos nomes, tantos modelos, tantos comprimentos que muitas vezes me pego perdida no "dialeto" da moda. Por isto, resolvi pesquisar e compartilhar aqui com vocês (espero que frequentemente) alguns termos muito utilizados na moda. Assim vamos sanar nossas dúvidas de vez e aprender os nomes corretos de cada item.
Falei no vídeo que postei AQUI  ontem que não sabia a diferença entre espadrille e alpargatas. Vamos lá:

"Alpargataalpergata ou alpercata é um calçado do tipo tênis, feita em brim ou lona, com solado de corda ou borracha, e que pode ser preso ao  por meio de tiras de couro, corda ou pano.
Teve origem entre os trabalhadores das docas, na França (espadrille) e na Espanha (alpargata). Foi moda na década de 1980 e recentemente (a partir dos anos 2000) retomou seu destaque entre as tendências modernas.
As alpargatas podem ser usadas tanto por homens como por mulheres."

"As espadrilhas, ou alpargatas e espardênias, como são comumente conhecidas, possuem origem bem antiga, datada no século XIV, ando eram usadas por camponeses e pescadores na Espanha. Outra versão afirma que tudo começou quando as espadrilhas eram usadas por soldados espanhóis durante a Guerra Civil, em meados de 1930. Muitos acreditam que a origem desse modelo é francesa, devido ao nome como também é conhecido: espadrilles. ... Porém, elas ganharam popularidade quando Yves Saint Laurent, na década de 1960, transformou esse tipo de sandália em salto alto e colocou esse modelo nas passarelas. Atualmente, existem sandálias de salto anabela feitas com corda de muitos estilos, cores, detalhes e enfeites e são relançadas a cada nova coleção de estilistas famosos no mundo inteiro."
Fonte: Wikipédia

Se você, assim como eu, achava que eram tipos de sapatos diferentes, se enganou. É tudo a mesma coisa. Só muda o nome conforme o país mesmo. Ufa! Que bom que não estava falando errado e pagando mico.

Como este tipo de calçado sempre volta com mais força no verão (que já, já está aí), vamos nos inspirar?

Eu, particularmente, acho que as espadrilles super combinam com esta moda navy (listras e as combinações: marinho, branco e vermelho).


Se você faz mais a romântica/menininha/feminina pode combinar tranquilamente com vestidos, saias e macacões curtos.

PRECISO desta para viver. Alguém já viu parecida para vender?


Se você faz a linha mais moderna e urbana se jogue na combinação com o jeans (se for destruído e surrado melhor ainda).

Além de democrático (dá para usar em vários estilos diferentes), é extremamente confortável. Eu amo e já uso faz tempo. Vocês gostam? 

Ah! O que acharam deste tipo de post? Querem que eu continue fazendo?


Imagens: Pinterest

2 comentários: